Orientação de Carreira Online Sob Medida

Orientação de Carreira Online Sob Medida

Como regra geral, as pessoas que se encontram na situação de insatisfação com seu Emprego ou sua Carreira tem poucas opções eficazes e acessíveis para resolver seus problemas.

Por um lado os processos de coaching podem ser úteis, mas pouco acessíveis pois demandam um investimento considerado por muitos “alto”. Além disso, muitos questionam a eficácia do processo pois dependem da experiência e habilidade do coach e, quanto mais experiente, mais caro o programa. Outros motivos são a necessidade de se fazerem seções presenciais e periódicas (frequência semanal ou quinzenal). Nas grandes metrópoles o fator deslocamento acaba por tornar a frequência a este tipo de programa bastante onerosa e cansativa.

Temos também Programas de Orientação vindos de desdobramentos da Psicoterapia, também presenciais e que, mesmo considerando a eficácia, muitas vezes afastam-se dos objetivos profissionais.

Por outro lado temos uma série de Programas online que se aproximam mais de Cursos a distância. Apesar de serem úteis na transmissão de Conhecimentos específicos sobre Carreiras, não se propõem a auxiliar o profissional que está em dúvida, a solucionar seu problema.

 

Foi pensando nas pessoas que estão insatisfeitas com o seu Emprego ou com sua Profissão que criamos o ORIENTAÇÃO DE CARREIRA ONLINE TRANSFORME.CE.

QUEM QUER MUDAR DE PROFISSÃO OU CARREIRA:

Criamos um método que ajuda você, em alguns passos e em um tempo determinado, a preparar seu processo de avaliação sobre a carreira atual, analisar a nova carreira que você poderia escolher e iniciar o processo de mudança com segurança.

Veja os passos básicos que são percorridos pelo participante do nosso ORIENTAÇÃO DE CARREIRA ONLINE TRANSFORME.CE durante 6 meses:

carreira-21. Diagnóstico: “Você está FELIZ/REALIZADO com o que você faz hoje?”

Nesta Etapa inicial, nosso Programa auxilia o profissional ou estudante a identificar quais os principais motivos de sua insatisfação e desejo de mudar de Emprego ou profissão.

Para esta Etapa utilizamos o nosso Relatório A MELHOR EMPRESA PARA VOCÊ TRABALHAR que permite o mapeamento do Perfil de Motivação no trabalho e, com isso, identificar quais são os fatores motivadores do profissional e se eles são encontrados ou não na Empresa onde trabalham ou, nos casos de Processos de Seleção, na Empresa em que ainda vão trabalhar.

No Orientação de Carreira, este Relatório é usado para ajudar a identificar o Perfil de Motivação no Trabalho e o questionamento se o Emprego atual ou mesmo a profissão atual possuem estes requisitos pessoais de motivação.

Outro Instrumento TRANSFORME.CE que é utilizado é p Perfil de Competências Essenciais. Através deste instrumento podemos identificar quais são as Competências Essenciais que o profissional precisa desenvolver para buscar um trabalho que faça sentido ou mesmo para fazer as mudanças que deseja na sua trajetória profissional.

 

2. PILARES DE CARREIRA – “O que é IMPORTANTE NA SUA ESCOLHA PROFISSIONAL?”:

Nesta Etapa do programa são considerados os chamados Pilares de Carreira. Algumas abordagens das ciências do comportamento e da administração apontam para os principais Pilares que orientam a escolha profissional. São nove no total e são explorados de forma que o profissional participante tenha maior consciência dos que forma utilizados na sua escolha profissional, quais são mais importantes para o seu perfil de Motivação e como fazer para considera-los em uma nova escolha.

São levantados os principais pilares pessoais de sustentação da ESCOLHA DE CARREIRA do participante – Método dos 9 Pilares de Carreira;

 

3. TRABALHO COM METAS – “Você sabe ONDE QUER CHEGAR?”

Nesta 3ª Etapa, o profissional é orientado a formular uma nova Meta de Carreira, seja para uma mudança ou para a reformulação de sua preparação para a profissão que exerce e que precisa ser aprimorada.

É muito significativo o número de profissionais que não tem um Plano de Carreira formalmente elaborado. Orientamos sobre a necessidade de construção de um Plano de Metas e da importância dele ser suficientemente flexível para dar conta das mudanças que ainda vão ocorrer com o participante ao longo do processo de Orientação de Carreira e na sua vida em geral.

 

4. ALINHAMENTO – “É isso o que você, realmente, QUER NO FUTURO?”:

Uma das Competências Essenciais mais importantes do nosso método é o Alinhamento. Assim, propomos nesta Etapa que o participante questione a formulação de seu Plano de Carreira em função do Alinhamento que ele deve, necessariamente, ter com seus objetivos pessoais, sua realidade e condições e as possibilidades de desenvolvimento. Falar de Alinhamento é falar de Propósito, de sentido. É fazer com que cada uma de nossas ações esteja alinhada com nosso objetivo maior.

Apresentamos nesta Etapa, um modelo simplificado do nosso Método chamado Vida Alinhada, onde levamos o participante a agir de forma que todas as suas ações diárias estejam alinhadas.

 

5. PERFIL DE COMPETÊNCIAS – “O que você PRECISA PARA CHEGAR LÁ?”:

Para que o participante possa chegar ao objetivo que traçou é importante que saiba o que já tem como Ponto Forte para atuar nesta nova profissão e o que ainda precisa desenvolver para estar apto ao seu novo desafio. Muitos processos de desenvolvimento de Carreira estimulam que o participante trace Metas ousadas (sonhar grande) sem ajuda-los com um método que dê suporte ao processo. Se não tiver este tipo de parâmetro, o participante tende a se frustrar mais ainda desenvolvendo um elevado nível de desesperança em relação ao seu futuro.

Defendemos a ideia de que é preciso ter uma atitude equilibrada entre o sonho e a possibilidade, entre o potencial e o real. Isso quer dizer que é preciso sonhar, mas saber sonhar. Também é preciso considerar que todo sonho representa uma dose de esforço concentrado no desenvolvimento das Competências Essenciais par ao sucesso. Além disso, acabamos nos dando conta que temos que abrir mão de algumas coisas para ter o que desejamos e que temos que lidar com o que chamamos de “Condições Necessárias”.

Condições Necessárias são as tarefas e atividades chatas, que não gostamos de fazer, que exigem trabalho sem prazer ou sensação de realização, mas que são etapas necessárias para se alcançar o sucesso. Exemplo: um atleta que tem que acordar muito cedo para fazer muitas atividades físicas para estar preparado para vencer uma competição.

Nesta Etapa utilizamos alguns dos instrumentos TRANSFORME.CE para ajudar o participante a conhecer o seu Perfil de Competências e quais são os GAP’s que precisa preencher com um programa de desenvolvimento.

 

6. PLANO DE DESENVOLVIMENTO – “COMO VOCÊ VAI CHEGAR LÁ?”:

Neste ponto do Programa de Orientação de Carreira, auxiliamos o participante a elaborar um Plano de Desenvolvimento das suas Competências Profissionais e Essenciais necessárias para alcançar seus objetivos.

 

7. PLANO DE AÇÃO – “O QUE FAZER?”.

A última Etapa é elabora um Plano de Ações de forma que seja viável alcançar os objetivos de Carreira traçados pelo participante. Focalizamos nas Necessidades de Desenvolvimento de forma personalizada, ou seja, sob medida. Cada participante terá uma sequência de atividades sugeridas para que seu Desenvolvimento Profissional ocorra.

 

Como todo processo de mudança, o Programa só tem chances de funcionar se o participante se envolver profundamente nas atividades. Não existe mágica em um processo de mudança como este. Nosso desafio foi produzir um método que auxilia o passo a passo para que a escolha seja mais clara e alinhada com a sua Vocação.

Muitas vezes, as escolhas que fazemos sobre a Profissão ou Emprego são baseadas em alguns aspectos parciais do contexto complexo do universo do trabalho. Julgamos o que uma profissão ou mesmo uma Empresa tem de INTERESSANTE, como remuneração, relevância da marca, por ser uma multinacional ou porque a família influencia. Não consideramos o que realmente nos realiza, do que gostamos de fazer.

Alguns mitos envolvem estas escolhas como por exemplo, as profissões que dão ou não dão dinheiro. Victor Frankl, criador de um método de Desenvolvimento pessoal dizia que o Sucesso e a Felicidade são consequências naturais quando fazemos o que gostamos profundamente, quando fazemos aquilo que faz sentido para nossa vida.

Cada vez mais as pessoas querem saber se estão agregando valor à sociedade com seu trabalho. Querem ter a sensação de que o que fazem tem uma influência no mundo.

Sem Comentários

Postar uma Resposta