O que as empresas estão buscando em seus futuros colaboradores?

Pixabay - Líder 200350287

O que as empresas estão buscando em seus futuros colaboradores?

Se você está buscando uma vaga de Estágio ou em um Programa Trainee, precisa se preparar para demonstrar ao seu futuro empregador, porque você deve ser contratado.

 

Hoje, já não bastar estar cursando ou ter cursado uma Universidade de “primeira linha” ou dominar um ou dois idiomas. Experiências anteriores são necessárias mas não suficientes para que você seja chamado para a vaga na Empresa que deseja.

 

Cada vez mais, as empresas estão buscando identificar, desde os processos de seleção de seus estagiários ou de programas Trainee, as pessoas que apresentam um Perfil de Competências alinhado com as necessidades, ao estilo de gestão e ao modelo de negócio da empresa.

Elas têm investido cada vez mais na aplicação de instrumentos que possam mensurar, de forma mais científica e precisa possível, qual o nível de Competências ou os comportamentos que este profissional deverá apresentar no ambiente de trabalho.

Quando consideramos que Competências Profissionais podem ser entendidas como a reunião e utilização coerente do CHA – C de Conhecimento, H de Habilidades e A de Atitudes – constatamos que a maior ênfase sempre foi dada à presença dos Conhecimentos (Formação, Especialização, Cursos, etc.) e às Habilidades (que também poderiam ser treinadas). Entretanto, o grande desafio atual está nas Atitudes, ou seja, no comportamento expresso que o profissional apresenta na condução de seu trabalho. Está na postura que assume diante da responsabilidade, do comprometimento com a “Entrega” e com o trabalho em equipe.

 

Então, o que as Empresas estão buscando?

Elas continuam traçando o Perfil da Função com informações sobre a formação e nível de conhecimento técnico que o profissional candidato tenha para aquela vaga. Da mesma forma procura avaliar o nível de Habilidades que tenha ou que precise treinar para ter uma performance mais relevante. E, principalmente, as empresas estão buscando pessoas comprometidas com o trabalho, que queiram agregar valor ao trabalho para também terem seus resultados de desenvolvimento pessoal e profissional atendidos pelas empresas onde colaboram.

Entretanto, o mundo não é tão ideal assim…

Apesar de quererem isso, muitas vezes, as empresas não conseguem encontrar instrumentos que possam mensurar estes fatores mais subjetivos do comportamento e das Competências Profissionais. E mesmo quando conhecem instrumentos que possam levar a esta Mensuração, acabam por não aplicá-los em escala para todos os seus candidatos por uma questão de contenção de custos ou pela falta de estrutura para este tipo de aplicação.

 

O que fazer, então, se você é um candidato a uma vaga de estágio ou de um Programa Trainee?

Nossa sugestão é: ANTECIPE-SE!

Isso mesmo. Crie uma condição de antecipar as necessidades da empresa que você está concorrendo a uma vaga e mostre seu potencial através de um instrumento validado e que mostre suas Competências. Mesmo que você não tenha experiência anterior, como no caso dos estagiários e trainees, alguns instrumentos são capazes de predizer o seu comportamento provável no ambiente de trabalho. Se a empresa onde você está querendo concorrer a uma oportunidade não tiver um instrumento assim, você sai na frente nesta disputa ao apresentar o seu Perfil de Competências.

Se a empresa onde você está disputando uma vaga possuir um instrumento assim, ótimo. O máximo que vai acontecer é você poder mostrar pró-atividade e um alto nível de investimento na sua carreira, aspectos que contam bastante para os profissionais de recrutamento e seleção, e também gestores responsáveis pela contratação.

Agora, se você esperar que a empresa que você escolheu – e que deseja começar a sua carreira através de um Estágio ou Trainee – tenha um instrumento como esse, aplique no seu processo de seleção e possa identificar que você tem um bom potencial para começar a trabalhar lá, você corre o risco de ficar sem a oportunidade que sonhou.

Ao apresentar seu Perfil de Competências ou seu potencial profissional, você se antecipa e apresenta o que a empresa está buscando. A análise, a partir daí, vai ser se o seu Perfil se alinha ou não à Função que está pretendendo, ou seja, você sai da condição passiva de esperar (e torcer!) se escolhido para uma condição ativa de analisar se essa e a melhor vaga de Estágio ou Trainee para você.

 

TRANSFORME.CE em um candidato pró-ativo!

 

 

 

 

Sem Comentários

Postar uma Resposta