Insatisfeito com Seu Trabalho?

Insatisfeito com Seu Trabalho?

O número de pessoas que estão insatisfeitas com seu trabalho vem crescendo de forma significativa nos últimos anos.

Pesquisa realizada pela Pactive Consultoria em setembro de 2013 revelou que 77% dos profissionais pensavam em largar seus empregos por estarem insatisfeitos. Destes, 50% estão em dúvida se fizeram a escolha profissional certa ou depois de alguma experiência na carreira que escolheram, prefeririam fazer outra coisa na vida.

b1Um dado muito relevante que constatamos em nossa prática de Orientação de Carreira é que o item “Remuneração” aparece com um grande elemento de desmotivação no trabalho, mas não é referido como principal motivador no trabalho.

Mesmo entre aqueles que julgam sua Remuneração é compatível com sua Competência e com o Mercado, encontramos pessoas extremamente desmotivadas.

Alguns profissionais já se dão conta de sua insatisfação. Outros, entretanto, custam a se dar conta de que o trabalho que realizam já não os motiva mais. São capazes de permanecer por longo tempo mantendo o mesmo emprego ou na mesma profissão sem conseguir se sentir realizados ou que agreguem algo de positivo no seu ambiente de trabalho.

Normalmente permanecem por uma série de Crenças, muitas vezes inconscientes, que os “prendem” as escolhas anteriores, sejam pela Empresa ou emprego que tem ou pela profissão que exercem.

Evidentemente, dependendo das circunstâncias, não é uma decisão e um percurso fácil. Entretanto, existe uma lógica implacável nestes casos: se não tomar uma providência agora, depois será ainda pior.

Dizemos “Pior” em termos do crescimento provável da insatisfação. “Pior” porque, quanto mais tempo se demora para começar a mudar, mais tempo se demorará para voltar a sentir satisfação e realização. Além dos mais, as oportunidades, de fato, podem começar a escassear com o avanço do tempo e da idade…

Muitos profissionais, ficam tanto tempo nutrindo esta insatisfação e perdidos no meio de muitas justificativas para a tomada de decisão para a mudança que vão acabar adoecendo em função deste quadro. Algumas vezes a relação causa x efeito se mostra direta: um quadro depressivo claramente relacionado à insatisfação, ou mesmo um quadro de ansiedade disparado por conta das indefinições e frustrações crescentes no trabalho. Porém, outras vezes, o desequilíbrio gerado pela insatisfação vai aparecer de forma deslocada, ou seja, desencadear algum tipo de problema físico ou emocional, sem uma ligação tão clara com a insatisfação no trabalho.

Sem Comentários

Postar uma Resposta