Nossos parceiros

Conheça nossos parceiros

 

Para cada uma de nossas Soluções, contamos com a colaboração e expertise de Parceiros fundamentais na garantia da Qualidade e Eficácia de nossos Produtos.

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

Vita Corporativa atua no segmento de Gestão de Pessoas elaborando Programas de Desenvolvimento Pessoal e Profissional em Empresas, Programa Gestão por Competências, Programas de Desenvolvimento de Líderes, Novos Talentos e de Competências Essenciais.

 

 

 

 

 

A MGB Consultoria atua no segmento de Gestão Empresarial, Planejamento Estratégico, Desenvolvimento de Líderes, Novos Talentos, com ênfase em Comunicação e Feedback, Negociação e Gestão de Conflitos, Desenvolvimento de Equipes, dentre outros. Mais de 30 anos de Experiência em Gestão Empresarial.

 

 

 

SELEÇÃO E SISTEMAS DE AVALIAÇÃO PROFISSIONAL OU ASSESSMENT

Nossas Soluções para a área de Empregabilidade está focada no fornecimento de Perfis de Competências Profissionais que possam apresentar um mapeamento das principais competências Pessoais e/ou Profissionais.

Nossas Soluções para a área de Empregabilidade está focada no fornecimento de Perfis de Competências Profissionais que possam apresentar um mapeamento das principais competências Pessoais e/ou Profissionais.

PERFIS SHL/CEB

SHL – Talent Meansurement Solutions é uma das empresas do Grupo CEB, empresa líder mundial em consultoria em Desenvolvimento Gerencial, Liderança auxiliando as organizações mais bem sucedidas como operar, e equipá-las com soluções práticas para sua gestão e os processos de mudança e desenvolvimento organizacional.

Algumas informações muito importantes sobre a Metodologia SHL e seus Perfis:

  • Avaliações de Competências construídas com comprovada base científica estatística e psicométrica;
  • Mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de instrumentos de Mapeamento de Competências e Identificação de Talentos;
  • 30 Milhões de Relatórios de Perfis fornecidos anualmente em todo o mundo;
  • Nossos Relatórios têm reconhecimento internacional sendo fornecidos em 30 idiomas em mais de 100 países pelo mudo;
  • A SHL fornece seus Relatórios de Perfil para mais de 10.000 Empresas auxiliando as decisões de Recrutamento e Seleção, Desenvolvimento Profissional, Retenção de Talentos e Assessment (Avaliação Profissional);
  • 94% das empresas da Fortune 100, 50% da Fortune Global 500 e mais de 87% das empresas da Fortune 500 são clientes da SHL/CEB;

VITA CORPORATIVA e TRANSFORME.CE são PARTNER ASSOCIATED da SHL/CEB desde 2010, fornecendo suas soluções para empresas e profissionais.

PERFIS TRANSFORME.CE

  • Elaborados a partir da experiência de 25 anos em Desenvolvimento Pessoal e Profissional no Brasil;
  • Avaliações de Competências construídas rigorosamente dentro de padrões científicos baseados nos mais modernos conceitos da estatística e psicometria;
  • Nossos Perfis de Competências seguem a mesma estrutura e concepção dos Instrumentos de mensuração da SHL/CEB;
  • Baseados no conceito de Competências Pessoais Essenciais criado por Milton Menezes e apresentado em seu livro METACOMPETÊNCIAS ESSENCIAIS, Ed. QualityMark, 2012;
  • Apresentam um Índice de Consistência que verifica a coerência interna das Respostas ao Questionário através de uma análise estatística.

Todos os nossos Perfis de Competência (SHL/CEB e TRANSFORME.CE) apresentam as seguintes características que garantem sua qualidade e precisão como suporte às decisões de Contratação em Processos de Recrutamento e Seleção, Assessment (Avaliação Profissional), Identificação e Retenção de Talentos, Programas de Desenvolvimento:

1 – Nossos Relatórios de Perfil são construídos com base nos Traços de Personalidade para o ambiente de Trabalho e não são Testes Psicológicos adaptados para o universo corporativo.

Muitos dos testes utilizados pelas Organizações em processos de Seleção e de Programas de Desenvolvimento são elaborados a partir da teoria de Tipos Psicológicos. Dependendo da teoria em que se fundamentam, consideram 4 dimensões Psicológicas do ser humano e estabelecem critérios de ponderação entre os dois extremos de cada Dimensão. Por exemplo, em um polo pode estar a Extroversão, enquanto no outro Introversão.

A identificação da característica do indivíduo em cada uma das 4 dimensões e a combinação destes aspectos geram um PERFIL que é associado a certos comportamentos e cargos. As combinações destas dicotomias ou preferências na sua forma de agir e pensar.

Os Testes mais conhecidos que utilizam esta base são o DISC, MTBI, QUATI, dentre outros.

Dizemos, tecnicamente, que estes Testes Psicológicos são por AGRUPAMENTO, ou seja, eles nos dizem em que grupo aquele indivíduo está. Se estivermos utilizando um MTBI, por exemplo, podemos dizer que um indivíduo é um “MARECHAL – ENTJ” isso quer dizer que tem características de Extroversão (E), Intuição (N), Razão (T) e Julgamento (J).

São TESTES PSICOLÓGICOS aplicados em todo o mundo e de muito valor, porém a maior crítica que se faz a estes Testes são a pequena quantidade de dimensões psicológicas consideradas (o que reduz a possibilidade de análises mais elaboradas e específicas sobre o comportamento do indivíduo) e a dificuldade de discriminação entre vários indivíduos com o mesmo TIPO PSICOLÓGICO.

Para exemplificar esta última crítica, digamos que você é um profissional de Seleção e que tem 3 Candidatos que tiveram como resultado do seu MTBI o perfil de MARECHAL. Sabemos que são, normalmente, bons líderes pela capacidade de análise lógica, de tomar decisões e gerenciar projetos. Tendem a ser intolerantes, tomam decisões rápidas demais e podem não gostar de dar atenção a detalhes “mundanos”. Então, como escolher entre os 3 candidatos selecionados se tem o mesmo perfil no Teste Psicológico?

2 – Nossos Perfis de Competências são construídos com base nas teorias de Traços de Personalidade para o Trabalho, ou seja, identificamos diversos comportamentos típicos do ambiente de trabalho e consideramos como estes comportamentos se organizam nas Comportamentos Profissionais das pessoas.

Uma das grandes vantagens deste tipo de abordagem é que ela tem uma forma de comunicação e de apresentação dos PERFIS acessíveis a qualquer profissional não exigindo uma formação específica para a leitura e avaliação dos dados do indivíduo.

3 – Outra vantagem que nos fez optar pela abordagem de TRAÇO é a possibilidade de identificação dos Indicadores que efetivamente precisam ser desenvolvidos em determinada COMPETÊNCIA. Assim, se temos uma Competência como a Capacidade de Liderança e Supervisão com pontuação 4 (o que indica uma boa pontuação) podemos identificar que, apesar da aparente boa pontuação geral, exige um desenvolvimento específico no Indicador Tempo para Tomada de Decisão pode apresentar um resultado 1, ou seja, o indivíduo tende a demorar muito para tomar decisões. Como os outros fatores (Assumir responsabilidades, Focalizar nos Resultados, Tende a ter um pensamento independente, tem energia de realização elevada, se sente confortável trabalhando com outras pessoas) tiveram uma pontuação boa, seu resultado geral é bom mas poderia deixar “escondida” um comportamento que, dependendo da Função pretendida, deve ser desenvolvido para melhorar a eficácia no trabalho.

Por isso mesmo, a opção pelo Traço de Personalidade oferece uma grande capacidade de diferenciação pois pode identificar a diferença e os pontos que são mais relevantes entre vários candidatos que concorrem a uma vaga por exemplo. Mesmo que tenham perfis semelhantes poderemos identificar características que são diferentes entre eles e preferíveis para uma determinada Função, auxiliando a escolha e decisão de contratação.

4 – Todos os nossos Perfis de Competência têm um Índice de Consistência que verifica a coerência entre as respostas dadas pelo participante ao responder ao Questionário garantindo a qualidade e precisão das informações apresentadas. (SAIBA MAIS)

5 – Utilizamos o método de ESCOLHA FORÇADA na construção dos instrumentos de mensuração. Com isso, eliminamos a possibilidade de distorção ou tendência a supervalorização ou sub valorização nas respostas ao Questionário;

  • Os instrumentos de Avaliação de Competências são validados cientificamente por métodos estatísticos consagrados;
  • Alguns de nossos Perfis de Competências apresentam os resultados do indivíduo comparados com o Grupo de Comparação ao qual ele pertence. Ou seja, seus resultados são comparados com os profissionais que tem a mesma formação e nível profissional que o seu e que responderam ao mesmo Questionário nos últimos 2 anos;
  • Alguns dos nossos Perfis de Competências apresentam os resultados comparados entre as diversas Competências do próprio indivíduo e não com seu Grupo de Comparação. Com isso, podem saber efetivamente quais, dentre as suas Competências, são consideradas Pontos Fortes e quais seriam Necessidades de Desenvolvimento;
  • Todos os nossos Relatórios de Perfis apresentam informações gráficas que facilitam o entendimento e a visualização das características do candidato ou colaborador. Favorecem a interpretação por parte de gestores, líderes e profissionais em geral, mesmo que não tenham familiaridade com a terminologia psicológica;
  • A tecnologia disponível permite que todo o processo seja realizado onlinee com certificação em relação às informações oferecidas.
  • Nossos Relatórios de Perfil de Competências ficam arquivados em nosso sistema de dados podendo ser consultados e garantindo, assim a fidedignidade das informações apresentadas por um profissional à uma Empresa, evitando possíveis casos de fraude e manipulações de resultados;

Alguns de nossos Relatórios são certificados internacionalmente e fornecidos em mais de 100 países em todo o mundo. Com isso, você poderá estar apresentando um Perfil de Competências a uma Empresa Multinacional, por exemplo, que já utiliza estes instrumentos na matriz ou nas filiais, favorecendo a avaliação de sua contratação.