Nosso método

Conheça nosso método

 

As Soluções TRANSFORME.CE foram desenvolvidas com base em uma experiência de 25 anos em métodos de Desenvolvimento Pessoal e Profissional em milhares de atendimentos de coaching e em diversos Programas de Desenvolvimento Profissional realizados em diversas Empresas.

A necessidade de encontrar Soluções realmente eficazes e que ajudassem as PESSOAS alcançarem níveis elevados de satisfação e realização nos fizeram elaborar um Método com características específicas e diferenciadas dos demais Programas de Desenvolvimento.

Com o tempo desenvolvemos um método chamado TRANSFORME.CE – Transformação de Competências Essenciais que baseia-se em alguns princípios que destacamos abaixo.

Competências

Desenvolvemos um conceito próprio de Competência a partir de uma experiência de 25 anos em Desenvolvimento Pessoal e Profissional. Tradicionalmente, você verá o termo Competência a um conjunto de CONHECIMENTOS, HABILIDADES e ATITUDES – ou CHA. De modo geral, este conceito ajuda aos profissionais de RH ou Gestão de Pessoas, na estruturação das suas áreas de atuação: Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Coaching, Avaliação de Desempenho, etc.. Esta abordagem, apesar de muito utilizada, apresenta um grande desafio pois, a constatação na prática é a de que, nem sempre, o

profissional que detém um determinado CONHECIMENTO, desenvolve as habilidades necessárias para a realização de uma tarefa e apresenta resultados coerentes em seus testes psicológicos para uma atitude associada a uma função, vai exercer efetivamente e com resultados positivos essa função. 

Nosso método considera que as pessoas só conseguem se desenvolver ou resolver seus problemas e dificuldades no trabalho se tomarem consciência e modificarem suas Atitudes e Comportamentos.

Aprendizado

A maior parte das críticas aos PROGRAMAS DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO nas EMPRESAS está na constatação do efeito temporário dos Resultados. De modo geral, a partir da participação em um Treinamento, o participante mantém por muito pouco tempo o novo comportamento ou hábito, voltando logo depois, aos padrões de comportamento anteriores. Consequentemente, os Resultados refletem esta baixa efetividade dos Treinamentos. Pesquisas realizadas neste campo demonstram que somente quando o conteúdo transmitido pelo Treinamento é Experimentado ou Vivido pelo participante, seu aproveitamento é significativo.

DITO DITO E MOSTRADO DITO MOSTRADO E EXPERIMENTADO
Recordação depois de 3 semanas 70% 72% 85%
Recordação depois de 3 meses 10% 32% 65%
Pesquisa IBM e replicada pelos Correios do Reino Unido (Whitmore, 2006. p.17)

Nosso Método de AVALIAÇÃO, DESENVOLVIMENTO ONLINE e COACHING ONLINE são baseadas nestes princípios, de tal forma que sempre vão procurar levar o participante a ter:

  • INFORMAÇÃO: Sempre procuramos instrumentalizar o participante com informações sobre o tema que estamos tratando. Baseados nas melhores e mais atuais teorias e tendências do Conhecimento naquela área;
  • REFLEXÃO: Procuramos desenvolver atividades, exercícios, tarefas, etc. que levem o participante a refletir sobre a aplicação daquele conceito na sua realidade diária. Nossos recursos procuram estimular que o participante identifique o que já faz e o que falta fazer sobre aquela Competência ou Comportamento, por exemplo;
  • EXPERIÊNCIA: Nossas atividades, em geral e sempre que possível, são criadas para levar o participante a viver uma Experiência sobre aquela Competência, Comportamento ou Situação. Ou seja, não estamos preocupados apenas em informar novos conceitos mas de favorecer que o participante tenha insights significativos sobre suas Competências, suas Atitudes e Comportamentos. Mais ainda: insights que permitam a uma Transformação de Consciência sobre aquele assunto;

Mudança de comportamento

Descobrimos, através de nossa experiência, que uma mudança efetiva dos padrões de comportamento e da expressão das Competências Profissionais só acontece quando o participante toma consciência dos verdadeiros motivos que o leva a ter determinadas ações e reações diante de seus Empreendimentos.

Para levar você a essa efetiva mudança de comportamento e de aplicação das Competências, criamos diversas ferramentas e técnicas que são combinadas conforme a necessidade de desenvolvimento em questão.

Nestas ferramentas, procuramos:

  • Ampliar a Consciência da pessoa sobre os fatores determinantes dos padrões de comportamento e das Competências Pessoais desejadas;
  • Favorecer o Alinhamento do profissional aos seus Resultados e/ou aos da Empresa;
  • Despertar o Potencial das Competências Pessoais Essenciais;
  • Desbloquear as Crenças Limitantes, Traços de Caráter e o Sistema de Valores.
  • Nosso maior desafio foi de criar atividades que tivessem esta característica, mas que pudessem ser disponibilizadas por meios digitais.

DIAGNÓSTICO INICIAL – IMPORTÂNCIA DOS PERFIS DE COMPETÊNCIAS

Um dos princípios de nosso método está na contribuição de Kurt Lewin que postulou que o processo de Aprendizagem e de Mudança se dá a partir de um processo onde o Indivíduo inicialmente se encontra INAPTO e, na maioria das vezes, Inconsciente da sua Inaptidão.

consciente-2

 

O estado inicial é de estarmos INCONSCIENTE INAPTO, ou seja, não temos noção do que precisamos para nosso desenvolvimento. Na maioria das vezes, só nos damos conta disso diante de um insucesso ou de uma vontade de alcançar algum objetivo. Tentamos algumas coisas mas nada parece dar certo ou ser eficaz

   

man-laptop-2

O trabalho de Desenvolvimento se inicia quando o participante passa a estar CONSCIENTE DE SUA INAPTIDÃO. Para isso utilizamos nossos Métodos de Diagnóstico, de Apreciação 360°, etc.. Daí a importância de você ter em mãos o seu Perfil de COMPETÊNCIAS. Seja qual for a sua escolha, este Instrumento permite o início de sua Conscientização sobre o que tem como PONTO FORTE e aquilo que representam suas NECESSIDADES DE DESENVOLVIMENTO (não são necessariamente PONTOS FRACOS pois isso poderia sugerir a possibilidade de que alguém tivesse todas as Competências e Indicadores no máximo). Com as ferramentas e técnicas que desenvolvemos nas diversas SOLUÇÕES, levamos nossos clientes a tornarem-se CONSCIENTES E APTOS nos novos comportamentos que pretendem ou precisam adquirir. Com a sequência do trabalho de Desenvolvimento e, principalmente, do de Auto-Desenvolvimento, o cliente passa a condição de INCONSCIENTEMENTE APTO, ou seja, internalizou definitivamente aquele novo padrão de comportamento ou Competência no seu dia a dia.

A partir daí, o processo tende a se repetir de forma natural no desenvolvimento permanente do indivíduo.

DESENVOLVIMENTO HUMANO

piramide-de-necessidades

Acreditamos no Potencial Natural de Desenvolvimento do Ser Humano.

Todos nós, mesmo que na maioria das vezes Inconscientemente, estamos o tempo todo em um movimento permanente de Desenvolvimento de nossas Potencialidades.

Os problemas que ocorrem neste percurso se dão por uma distorção ocorrida entre o Nível de Consciência que temos sobre nossa realidade interna e externa, o Nível de Necessidades que buscamos atender e os Recursos disponíveis que julgamos capazes de atender a estas necessidades.

No nosso método, integramos a tradicional proposta de Motivação da Pirâmide das Necessidades de Maslow à inovadora visão da Psicologia Transpessoal sobre os Níveis de Consciência do Homem.

Quando alcançamos um determinado grau de satisfação de um Nível de Necessidades (Maslow), utilizando alguns objetos, situações e condições encontramos uma certa estabilidade na nossa forma de viver e de ser. Esses

objetos são chamados de VALORES. Chamamos de Valores tudo aquilo que serve para atender as nossas necessidades.

Quando nosso Nível de Consciência começa a se ampliar (Consciência sobre nós mesmos, sobre o mundo e de como nos relacionamos com o mundo) entramos em um momento de desequilíbrio, pois um novo patamar de Necessidades a serem atendidas é estimulado, mas ainda com a visão dos Valores que atendiam ao Nível anterior. O resultado costuma ser uma insatisfação, uma desmotivação, uma perda de sentido, ou até mesmo o adoecimento.

As “crises” que se originam deste processo são, em último caso, “saudáveis”, pois estão nos levando a ampliar nosso potencial, nossos recursos, nossas Realizações, em todos os campos de nossa vida.

Para nós, toda CRISE É UMA CRISE DE VALORES. Uma oportunidade de mudarmos alguma coisa na nossa vida, seja pessoal ou profissional, de forma a atender nossas novas necessidades emergentes.

VISÃO SISTÊMICA

Adotamos uma VISÃO SISTÊMICA, considerando que participamos de diversos Sistemas e Subsistemas ao mesmo tempo. Além disso, pela visão da Teoria de Sistemas, todos os Sistemas estão interligados e Interdependentes.

Com isso, nossas Ações e Decisões devem contemplar, cada vez mais, as consequências e desdobramentos que têm nos demais Sistemas interligados. Chamamos este processo de Decisões Ecológicas, não no sentido ambiental exclusivamente, mas no âmbito geral, de forma que nossas Decisões sejam sempre as que resultem no Melhor Resultado possível para todos os sistemas envolvidos: nossa vida, nossa carreira, nossa equipe, nossa empresa, a sociedade, etc.