Competências profissionais

Competências Profissionais Universais

 

O que são COMPETÊNCIAS?

Tradicionalmente, consideramos as COMPETÊNCIAS de um indivíduo a combinação e o somatório de seus CONHECIMENTOS, suas HABILIDADES e sua ATITUDE. O termo ganhou expressão no ambiente corporativo e vem sendo utilizado como parâmetros para as áreas de Recursos Humanos ou Gestão de Pessoas.

Entretanto, nem sempre um profissional que possui o conjunto de CONHECIMENTOS, HABILIDADES e ATITUDES – o chamado CHA – definidos para uma determinada Função vai ser eficiente no exercício desta Função. Aliás, uma das maiores dificuldades que as Empresas têm nos Processos de Recrutamento e Seleção é poder identificar o a capacidade de “Entrega” ou de apresentar os Resultados esperados diante das informações disponíveis nos Currículos e diante dos testes psicológicos que são usados.

Por exemplo: Uma Função ligada à atividade Comercial. Não basta ter formação em Administração, ter feito Cursos de Negociação, ter um teste psicológico que indica um “padrão de extroversão no contato com outras pessoas e em situações de competição” se, efetivamente, este profissional não fecha negócios de forma adequada no exercício da sua Função.

Assim, se o CONHECIMENTO – o C do CHA – é o SABER O QUE FAZER, a HABILIDADE é o SABER FAZER, enquanto podemos dizer que a ATITUDE é o QUERER FAZER. Mas, ao final, a “Entrega” é o FEITO.

Na observação prática, existem algumas características e comportamentos que são esperados, em diferentes níveis e intensidades, no exercício de determinada Função.

Convencionou-se chamar de COMPETÊNCIAS estas características que estão associadas a um exercício profissional mais eficiente. Cada COMPETÊNCIA que consideramos representa um conjunto destes comportamentos, características, aptidões e ações efetivas que se concretizam em certo tipo e qualidade de resultado.

Daí a importância de sabermos qual é a definição de cada uma delas quando estamos realizando um PLANO DE DESENVOLVIMENTO ou estamos avaliando um candidato para um PROCESSO DE SELEÇÃO usando uma abordagem por COMPETÊNCIAS. Isso porque, podemos estar chamando de LIDERANÇA a um conjunto de comportamentos e resultados que esperamos ter mas que pode ser entendido de diversas formas, conforme a abordagem ou teoria com estejamos trabalhando.

Em nossos PERFIS DE COMPETÊNCIAS chamamos de COMPETÊNCIAS UNIVERSAIS aquelas que os profissionais de RH e Gestores em geral têm como expectativa de encontrarem nos seus colaboradores.

Conheça quais são as mais importantes COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS UNIVERSAIS requeridas pelo mercado e quais são as definições que utilizamos em nosso método.

Competências Profissionais Universais
1. Liderando e decidindo
1.1 Decidindo e tomando ações Assume responsabilidade por ações, projetos e pessoas; toma iniciativas, age com confiança e trabalha segundo sua própria orientação; dá início e gera atividades, além de introduzir mudanças nos processos de trabalho; toma decisões rápidas e claras, que podem incluir escolhas difíceis ou riscos ponderados
1.2 Liderando e supervisionando Oferece orientação clara aos outros; motiva e capacita os outros; recruta uma equipe de alto nível; fornece treinamento, oportunidades de desenvolvimento e coaching para a equipe; estabelece padrões apropriados de comportamento; delega tarefas de modo adequado e justo.
2. Apoiando e Cooperando
2.1 Trabalhando com pessoas Demonstra interesse e compreende os outros; reconhece e recompensa a contribuição dos outros; escuta, consulta e comunica-se de modo proativo; apoia e se preocupa com os outros; desenvolve e comunica abertamente sua auto percepção, por exemplo a consciência de seus pontos fortes e fracos; adapta-se ao grupo e constrói um espírito de equipe.
2.2 Aderindo a princípios e valores Defende valores e ética; demonstra integridade; promove e defende oportunidades iguais, cria equipes diversificadas; incentiva a responsabilidade organizacional e individual em relação à comunidade e ao meio-ambiente.
3. Apresentando-se e interagindo
3.1 Relacionando-se e criando redes Estabelece boas relações com os clientes e com a equipe; relaciona-se bem com pessoas de todos os níveis; constrói redes de contatos amplas e efetivas dentro e fora da organização; gerencia conflitos; usa o humor de modo apropriado para aprimorar as relações pessoais.
3.2 Persuadindo e influenciando Obtém a concordância e compromisso claro dos outros por meio de indução, persuasão e negociação; utiliza processos políticos de modo eficaz para influenciar e persuadir os outros; promove ideias em seu nome e em nome de outras pessoas; causa forte impressão pessoal nos outros.
3.3 Apresentando e comunicando informações Fala de modo claro e fluente; expressa claramente opiniões, informações e pontos importantes de um argumento; faz apresentações e fala em público com habilidade e confiança; responde rapidamente às necessidades de um público e às suas reações e feedback; projeta
4. Analisando e interpretando
4.1 Escrevendo e relatando Escreve de forma convincente, de maneira atraente e expressiva; escreve de modo claro, objetivo e correto; evita o uso desnecessário de jargão ou linguagem complicada; escreve de maneira bem estruturada e lógica; estrutura as informações para satisfazer as necessidades e a compreensão do público-alvo.
4.2 Aplicando conhecimentos e a tecnologia Aplica conhecimentos técnicos especializados e detalhados; usa tecnologia para atingir os objetivos de trabalho; aprimora os conhecimentos e a especialização no trabalho por meio do desenvolvimento profissional contínuo; compartilha experiência e conhecimento com os outros; demonstra coordenação física e resistência adequadas, bem como habilidade manual, reconhecimento espacial e destreza; demonstra compreensão dos diferentes departamentos e funções organizacionais.
4.3 Analisando Analisa dados numéricos e verbais e todas as outras fontes de informação; estrutura a informação em partes, padrões e relações; busca mais informações ou maior compreensão de um problema; faz julgamentos racionais a partir das informações disponíveis e análises; produz soluções viáveis para uma série de problemas; demonstra compreensão de como uma questão pode fazer parte de um contexto maior.
5. Criando e conceitualizando
5.1 Aprendendo e pesquisando Aprende rapidamente novas tarefas e memoriza rapidamente novas informações; demonstra uma compreensão rápida de informações recém-apresentadas; coleta informações abrangentes para apoiam a tomada de decisões; incentiva uma abordagem de aprendizado organizacional, ou seja, aprende com os sucessos e as falhas e busca o feedback dos clientes e da equipe. ; gerencia conhecimento (coleta, classifica e dissemina o conhecimento útil à organização)
5.2 Criando e inovando Produz novas ideias, abordagens ou percepções; cria produtos ou projetos inovadores; produz uma gama de soluções para os problemas; busca oportunidades de aprimoramento organizacional; cria iniciativas eficazes de mudança.
5.3 Formulando estratégias e conceitos Trabalha estrategicamente para atingir objetivos organizacionais; estabelece e desenvolve estratégias; identifica e desenvolve visões positivas e convincentes do potencial futuro da organização; leva em conta uma vasta gama de questões sobre e relacionadas à organização.
6. Organizando e executando
6.1 Planejando e organizando Estabelece objetivos claramente definidos; planeja atividades e projetos com bastante antecedência e leva em consideração possíveis alterações nas circunstâncias; identifica e organiza os recursos necessários para realizar as tarefas; gerencia o tempo com eficiência; monitora o desempenho com relação aos prazos e às etapas principais.
6.2 Entregando resultados e atendendo às expectativas do cliente Prioriza as necessidades e a satisfação do cliente; estabelece padrões altos de qualidade e quantidade; monitora e mantém a qualidade e a produtividade; trabalha de modo sistemático, metódico e organizado; atinge as metas de projetos de maneira consistente.
6.3 Seguindo instruções e procedimentos Segue instruções de modo apropriado, sem desafiar autoridade desnecessariamente; segue procedimentos e políticas; respeita os cronogramas; chega pontualmente ao trabalho e às reuniões; demonstra comprometimento com a organização; cumpre as obrigações jurídicas e os requisitos de segurança da função.
7. Adaptando-se e lidando com situações
7.1 Adaptando-se e respondendo às mudanças Adapta-se à evolução das circunstâncias; administra a ambiguidade, fazendo uso positivo das oportunidades que ela apresenta; aceita novas ideias e iniciativas de mudança; adapta o estilo interpessoal para se adequar a diferentes pessoas ou situações; demonstra respeito e sensibilidade quanto a diferenças culturais e religiosas.
7.2 Enfrentando pressões e obstáculos Mantêm uma visão positiva no trabalho; trabalha de modo produtivo em um ambiente sob alta pressão; mantém as emoções sob controle durante situações difíceis; lida bem com as críticas e aprende com elas; equilibra as demandas da vida profissional e pessoal.
8. Empreendendo e realizando
8.1 Atingindo metas e objetivos pessoais de trabalho Aceita e enfrenta metas exigentes com entusiasmo; trabalha arduamente e várias horas quando necessário; busca promoção para funções de maior responsabilidade e influência; identifica as estratégias de desenvolvimento necessárias para atingir os objetivos de carreira e usa as oportunidades de desenvolvimento e treinamento.
8.2 Pensamento empresarial e comercial Mantém-se atualizado sobre informações da concorrência e tendências de mercado; identifica oportunidades de negócios para a organização; demonstra consciência financeira; controla custos e pensa em termos de lucro, perda e valor agregado.