Como usar seu Perfil de Competências no seu Currículo.

Como usar seu Perfil de Competências no seu Currículo.

Pixabay keyboard-417090_1280

Pixabay keyboard-417090_1280

Como mostrar seu Potencial em seu Currículo.

 

 

 

 

 

Saiba como utilizar seu Perfil de Competências para enriquecer seu Currículo

 

Como você pretende chamar a atenção do recrutador que vai analisar o seu currículo sobre o seu diferencial profissional? O que você pode fazer para que este recrutador resolva chamar você para uma entrevista pessoal no meio de tantos currículos tão parecidos?

Uma das ações que pode ser decisiva para acelerar o seu processo de contratação é investir na aquisição do seu Perfil de Competências Profissionais.

Apresentar um instrumento validado cientificamente e que apresente dados consistentes sobre o comportamento que você tende a ter no ambiente de trabalho e o seu potencial profissional, ajudarão muito a destacar o seu currículo em qualquer processo seletivo do qual você participe.

Os instrumentos validados, que utilizam métodos estatísticos e da melhor prática da Psicometria são conhecidos pelos recrutadores e profissionais de RH. Estes profissionais utilizam alguns destes instrumentos para a identificação do Perfil do Candidato diante do Perfil da Função que a empresa pretende preencher.

Aliás, um dos maiores desafios das empresas atualmente, é procurar antecipar o máximo possível, a identificação do melhor Perfil de Competências dos candidatos que recrutaram, pois sabem que isto evitará frustrações com contratações equivocadas e que depois de alguns meses resultam em novo processo seletivo, novo treinamento, novas expectativas de resultado, mais custos…

 

ATENÇÃO: no TRANSFORME.CE nós utilizamos Perfil de Competência Profissional baseados no método de Traços de Personalidade para o ambiente de Trabalho, que auxiliam a mostrar a sua diferença em termos de seus Pontos Fortes e Pontos a Desenvolver, em relação ao mercado de trabalho em geral.

Se você já tem o seu Perfil ou pretende obter um para melhorar suas chances de emprego, temos algumas sugestões de como você pode usar o seu Perfil para enriquecer o seu Currículo.

 

  1. Se você está elaborando um Currículo tradicional, impresso em papel e que será apresentado “fisicamente” à Empresa que oferece a vaga que você deseja, veja algumas coisas que você deve considerar:

 

  • Imprima uma Via do seu Perfil de Competências  Anexe ao Currículo. Utilize a forma de impressão de alta qualidade. As cores e os gráficos que normalmente os Relatórios apresentam vão chamar a atenção do profissional responsável pela Seleção e vão fazê-lo olhar com mais interesse o seu diferencial. Capriche na impressão, afinal é a vaga que você deseja que está em jogo.
  •  Se você optou por apresentar seu Currículo impresso e não quer deixá-lo com muitas páginas, inclua um linkdo seu PERFIL DE COMPETÊNCIAS dando destaque com um pequeno texto de apresentação como, por exemplo: “Veja o meu PERFIL DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS usando este link.” Com isso, o profissional da Seleção vai acessar seu Perfil de Competências e poder avaliar todas as informações sobre você, sobre a base científica do Perfil que você possui, etc..
  • Você pode substituir o link do item acima por um QR Code (oferecidos por alguns Perfis de competência)que dá, ao profissional responsável pela sua seleção, acesso direto ao seu Relatório de PERFIL DE COMPETÊNCIAS. Esta opção mostra sua atualização tecnológica por usar um recurso que agiliza o acesso a informações e sites específicos como é o caso do QR Code. Você só deve avaliar a questão de que nem todos as pessoas dominam esta tecnologia ou não possuem o aplicativo que faz a leitura do QR Code para acessar diretamente o seu Relatório.

 

Obs.: As opções que sugerem a inclusão de links (ii e iii) também oferecem maior credibilidade pois o profissional responsável pela sua seleção vai poder consultar seu PERFIL DE COMPETÊNCIAS diretamente do site da empresa especializada em Avaliação e Desenvolvimento Profissional, protegido de fraudes e com instrumentos validados cientificamente.

 

  1. Se você está enviando um Currículo por meio Eletrônico você pode usar o seu PERFIL DE COMPETÊNCIAS da seguinte forma:

Você pode incluir o seu PERFIL DE COMPETÊNCIAS no próprio arquivo do seu Currículo de forma que o profissional selecionador vai poder ver as páginas do seu Perfil ao abrir seu arquivo. O risco desta opção é o selecionador achar seu Currículo muito grande e descarta-lo sem um estudo mais apurado;

Uma boa opção é incluir no seu Currículo enviado por e-mail, um linkque direciona seu selecionador ao banco de dados onde seu Perfil de Competências está armazenado e diretamente ao seu Relatório. Inclua um linkou um QR Code do seu Perfil de Competências em destaque com um texto de apresentação como, por exemplo: “Veja o meu PERFIL DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS clicando aqui.” .

Se você está enviando seu Currículo como anexo de um E-mail de apresentação ou se candidatando a uma vaga, anexe também o arquivo PDF de seu PERFIL DE COMPETÊNCIAS com um título bem atraente como por exemplo “MEU PERFIL DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS”. Destaque, no corpo do e-mail, em que apresenta seu Currículo, uma frase curta apresentando seu PERFIL. Por exemplo: “Tomei a liberdade de anexar meu PERFIL DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS apresentando, de forma mais completa, minha Qualificação para a referida vaga.”

 

Nesta opção, você deve destacar no seu Currículo um link com o mesmo título chamativo para levar o selecionador a abrir o anexo ou ir direto para o seu Relatório onde ele está armazenado.

 

  1. Se você é usuário de Sites de Emprego:

Você terá que verificar se a ferramenta empregada pelo Site de Emprego que você utiliza para divulgar seu Currículo, aceita ou não a inclusão de links. Se SIM, o Site aceita a inclusão de links, você pode escolher o Campo que lhe pareça mais conveniente para incluir o link de seu Perfil de Competências. Se o Site que você usa não aceita a inclusão de links, então você deve usar um dos campos em que pode incluir informações gerais sobre suas Qualificações ou Área de Conhecimento e incluir uma pequena frase que leve o seu selecionador a se interessar em copiar o link e acessar seu Perfil de Competências. Você pode usar, por exemplo: “MEU PERFIL DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS – para conhecer minhas qualificações, por favor, acesse o link ….”

Apesar de você “gastar” algumas linhas com isso, suas chances de que o selecionador tenha, no mínimo, curiosidade em saber do que você está falando, aumenta muito a sua possibilidade de mostrar seu diferencial.

 

DICAS PARA USAR SEU PERFIL DE COMPETÊNCIAS NO CURRÍCULO:

  • Se for imprimir seu Perfil de Competências use modo de impressão com qualidade superior (não econômica). Realça as cores do Relatório, chama mais a atenção do selecionador e demonstra seu interesse e cuidado em apresentar-se bem;
  • Se for incluir como um Link no seu Currículo, seja no impresso em papel seja nas versões eletrônicas, sugerimos inserir perto dos Campos de Experiência Profissional (se você tem experiência anterior significativa) ou no Campo de Qualificações ou Área de Conhecimento (conforme o modelo de Currículo que você utiliza). Desta forma é mais provável que o selecionador se interesse em abrir seu Perfil de Competências. Suas chances serão bem maiores dessa forma;
     

“É melhor recrutar pessoas com determinadas atitudes e competências comportamentais do que se limitar apenas às habilidades técnicas”. Pascal Vitantonio – ADL Automotive – O RH dos Sonhos dos CEOs – RH Robert Half – 2014.

 

Sua próxima tarefa é estudar o seu Perfil de Competências preparando-se para falar sobre ele com naturalidade. É hora de se preparar para explorá-lo ao máximo na sua Entrevista de Seleção.

 

Nosso artigo Como Usar seu Perfil de Competências em uma Entrevista de Seleção poderá ajuda-lo nesta tarefa.

 

 

 

Comentário ( 1 )

Postar uma Resposta