Como usar seu Perfil de Competências em uma Entrevista de Seleção.

Como usar seu Perfil de Competências em uma Entrevista de Seleção.

Pixabay exchange-of-ideas-222787_1280

Pixabay exchange-of-ideas-222787_1280

Como Usar Seu Perfil em uma Entrevista de Seleção:

 

 

 

 

 

 

Se você já foi recrutado e convidado a participar de uma Entrevista de Seleção para a Vaga que você deseja, é hora de fazer o seu marketing pessoal utilizando o Perfil de Competências que tem em mãos.

Você não deve se preparar para “mentir” sobre o seu PerfilNão adianta tentar mostrar o que você não é.

Primeiro porque os entrevistadores estão, na maioria das vezes, preparados para identificar a maioria dos artifícios que os candidatos utilizam para “melhorar” artificialmente sua imagem.

Segundo e mais importante: não adianta você procurar fingir ou simular uma Competência que efetivamente não tenha.

 

Você vai poupar algumas grandes frustrações que costumam ocorrer em média depois de 6 meses da possível contratação de um candidato que procura passar uma imagem melhor do que efetivamente é:

  • Frustração do profissional contratado ao constatar que não consegue atender ao que é exigido para a Função;
  • Frustração do profissional de que não é feliz por não ter o Perfil adequado para a Função que foi contratado;
  • Frustração da Empresa que constata que o candidato que ela contratou não é tão eficaz quanto ela acreditou que era a partir da sua Entrevista.

As Empresas estão acostumadas a realizar Entrevistas com candidatos que tentam mostrar uma boa imagem e experiência de maneira “forçada e artificial”.

 

Sua primeira tarefa é estudar o seu Perfil de Competências preparando-se para falar sobre ele com naturalidade.

Se você agora, já entende e conhece o seu Perfil de Competências, é hora de se preparar para explorá-lo ao máximo na sua Entrevista de Seleção.

 

 Entrevistas por Competências:

A maioria dos processos de Seleção atuais são chamados, tecnicamente, de Entrevistas de Seleção por Competências. Isso quer dizer que o seu Entrevistador estará orientado para fazer perguntas que ajudem a explorar e conhecer o Potencial Profissional, os Comportamentos efetivos no ambiente de trabalho e a Capacidade de “Entrega” dos candidatos para a Função.

Ele não vai checar apenas as informações que estão no seu Currículo. Ele vai querer que você fale sobre suas experiências reais onde demonstre aquelas Competências que ele quer encontrar (boas e não tão boas), sobre seus resultados anteriores e também sobre seus possíveis insucessos.

 

Se você tem o seu Perfil de Competências Profissionais, passa a contar com um instrumento que vai ajudar enormemente no momento da Entrevista. Isso porque, com o seu Perfil de Competências você vai poder mostrar de forma clara, objetiva e com rigor estatístico (validação científica) seu PERFIL PROFISSIONAL POR COMPETÊNCIAS.

Ao mostrar seu Perfil de Competências você estará direcionando, indireta e naturalmente, a Entrevista para aqueles pontos que você já conhece sobre você e seu Perfil Profissional.

 

Veja o Passo a Passo para você aproveitar ao máximo seu Perfil de Competências em uma Entrevista de Seleção:

 

 

  1. Identifique e Liste as Competências do seu PERFIL que, na sua opinião, são mais importantes na realização do trabalho na Função a que você está se candidatando:

a)  Faça uma pequena lista classificando as Competências que constam em seu Relatório que você julga serem Essenciais na realização deste trabalho, as que você julga que seriam Desejáveis para a Empresa que você vai ser entrevistado e as que não parecem tão relevantes.

b)  Tome cuidado para não colocar todas elas como Essenciais. Divida de forma que você tenha 40%das Competências como Essenciais30%delas classificadas como Desejáveis e o restante (30%) como Pouco Relevantes;

c)  Faça isso sem se preocupar, no primeiro momento, com os seus resultados.

 

 

  1. Compare sua Lista de Importância com os seus Resultados:

a)  Verifique as Competências que você classificou como Essenciais para a Função pretendida e identifique em quais delas os seus resultados foram Pontos Fortes ou Forças Moderadas.

b)  Verifique se você apresenta, como Pontos de Atenção para o Desenvolvimento ou Pontos Fracos, algumas das Competências que classificou como Essenciais para aquela Função a que você está se candidatando;

c)  Da mesma forma, identifique as Competências que você apresenta como Pontos Fortes e que classificou como Desejáveis ou Pouco Relevantes para a Função. Elas serão importantes também para você na sua Entrevista, pois mostrarão seu potencial para futuras posições. Pode mostrar que você pode ser um talento a ser preparado para novos desafios.

 

 

  1. Prepare uma Lista de situações profissionais reais já vividas por você, para cada uma das 3 situações acima:

a)  Para as Competências que são seus Pontos Fortes e que você julga serem ESSENCIAIS para a Função, liste 1 ou 2 situações reais vividas por você e que mostrem como você realmente detém e aplica aquela Competência na sua vida profissional.

 

Em uma Entrevista por Competências, os entrevistadores estão sempre procurando que você apresente relatos de situações reais em que possam identificar a presença daquela Competência ou Comportamento e que eles consideram Essencial para o exercício da Função que querem preencher.

 

b)  Não desconsidere os Pontos de Atenção para o Desenvolvimento ou Pontos Fracosna preparação para a sua Entrevista. Não minta, se realmente são seus Pontos Fracos. Utilize estas Competências e Liste UMA situação para cada uma delas, onde, de fato, você pôde identificar que precisou desta Competência e não teve sucesso. Prepare-se para abordar essa situação, se for perguntado sobre este Ponto Fraco.

 

Entretanto, você vai descrever também, resumidamente, para cada uma destas situações O QUE VOCÊ APRENDEU e que PRECISA DESENVOLVER para ter sucesso em situações semelhantes no futuro. Inclua alguma experiência onde apresentou realmente aquela Competência apesar do resultado baixo no Relatório. O mais importante é você poder mostrar ao Entrevistador que você tem consciência dos seus Pontos de Atenção para o Desenvolvimento.

 

c)  Liste, também, 1 ou 2 situações onde você pode mostrar que realmente apresentou a Competência, mesmo que tenha sido algo simples ou sem grandes diferenciais, para as Competências com resultados MODERADOS no seu PERFIL. O Selecionador pode ter um Perfil para aquela vaga em que aquele item é Essencial (na visão da Empresa) e ao perguntar sobre aquela Competência, vai sentir segurança com a apresentação imediata de uma experiência naquele aspecto.

 

 

  1. Prepare a sua Lista de Situações de forma bem objetiva e clara:

a)  Descreva as Situações Reais de sua Lista, onde demonstra as Competências do item acima, de forma a destacar objetivamente a Situação, como na situação se aplicava a Competência quais os Resultados que conseguiu ou o Aprendizado que tirou de cada uma delas.

 

b)  Se você não tem experiência anterior: Não se preocupe. Siga os mesmos Passos acima. A diferença é que você deve focalizar situações de sua Vida Acadêmica, Familiar ou Socialque mostrem e exemplifiquem a sua Competência:

 

 

Ex. 1: Capacidade de Tolerância a Pressões e Imprevistos – Pontuação 4 (baseado no Relatório PERFIL DE COMPETÊNCIAS PLUS PARA O GESTOR TRANSFORME.CE):

Situação (hipotética): A Mudança de Calendário das Provas Finais do último período da Faculdade por conta do fim de uma Greve na Instituição obrigou que eu refizesse todo o Planejamento de Estudo e Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso sem que isso afetasse o resultado final, que foi minha aprovação e conclusão.

 

 

Ex. 2: Poder de Decidir e Iniciar as Ações – Pontuação 2 (baseado no Relatório PERFIL DE COMPETÊNCIAS PLUS PARA O GESTOR TRANSFORME.CE):

Situação (hipotética): Fazendo parte do Clube XYZ. Participava de uma Comissão de Organização de um Evento Anual. Eu não concordava com algumas decisões que a Comissão tomou em relação à organização do Evento, mas eu me omiti e me calei nas reuniões achando que não ia contribuir ou ia causar conflitos. O resultado foi razoável quanto a organização e o sucesso do Evento mas observei que alguns pontos falhos eram exatamente os que eu tinha discordado anteriormente. EU APRENDI QUE NÃO POSSO DEIXAR DE PARTICIPAR DAS DECISÕES QUANDO TENHO ESTA RESPONSABILIDADE, COLOCANDO MINHA OPINIÃO, DEFENDENDO MEUS PONTOS DE VISTA PARA CONTRIBUIR PARA O SUCESSO DAS ATIVIDADES EM QUE ESTOU ENVOLVIDO.

 

 

DICAS PARA USAR SEU PERFIL EM ENTREVISTAS DE SELEÇÃO:

  • Espere o seu Entrevistador abordar a questão das Competências Profissionais ou Experiências Anteriores para falar do seu Perfil de Competências Profissionais;
  • Não se surpreenda se o seu Entrevistador não conhecer o Perfil de Competências que você está apresentando. Convide-o a visitar o site onde seu Perfil de Competências está armazenado, deixando-o à vontade para chegar às suas próprias conclusões sobre a validade do Relatório;
  • Quando o Entrevistador fizer perguntas sobre suas experiências para saber sobre alguma de suas Competências, use as Situações que preparou para a Entrevista. Mesmo que ele não use exatamente as mesmas palavras da descrição que consta no seu PERFIL, as Competências que são consideradas “Universais” pois representam as principais exigências para os profissionais nos dias de hoje;
  • Caso o seu Entrevistador não aborde até o que parece ser o final da Entrevista o tema de suas Competências, peça licença e mostre a ele o seu PERFIL DE COMPETÊNCIAS. Afirme que você vem se preocupando em identificar seus Pontos Fortes e também suas Necessidades de Desenvolvimento e que realizou este PERFIL que poderá servir de base para a avaliação da Empresa sobre suas melhores COMPETÊNCIAS, se elas estão alinhadas com o desafio profissional da Vaga que você está disputando. Isso, normalmente, deixa o entrevistador à vontade, para conferir na hora ou depois o seu PERFIL. Se ele não consultar depois disso, é sinal de que ele já tinha descartado você por outros motivos;
  • Evite contar muitos detalhes da situação profissional real que você escolheu para a Entrevista. Isso pode tirar a objetividade da sua resposta e o foco no que importa: mostrar suas Competências;
  • Se o Entrevistador tiver necessidade ele vai perguntar pelos detalhes que faltem;
  • Não deixe de pedir alguns minutos para fazer as perguntas que lhe deem condição de avaliar se esta é a realmente a MELHOR EMPRESA PARA VOCÊ TRABALHAR.