Como destacar-se e não ser apenas mais um currículo na multidão…

1o Emprego 112156378

Como destacar-se e não ser apenas mais um currículo na multidão…

Um dos maiores dilemas que os candidatos a vagas de emprego ou de estágio passam é de como vão conseguir se destacar em um processo seletivo.

O primeiro desafio é como incluir os dados que podem ser relevantes para seu futuro empregador em apenas 1 ou 2 páginas do seu Currículo. Ao colocar sua formação universitária, suas qualificações, idiomas e cursos extracurriculares você, provavelmente, verá quase todo o tamanho que normalmente é sugerido para um Currículo já tomado por essas informações.

 

Em segundo lugar está a dificuldade de incluir informações que levem o profissional responsável pelo recrutamento da sua vaga demorar um pouco mais na análise do seu Currículo e aumentar suas chances de ser chamado para uma entrevista presencial ou uma dinâmica de grupo.

Algumas dicas por aí, sugerem que você inclua frases afirmativas e assertivas sobre suas melhores habilidades: “Grande capacidade de buscar resultados”, “Foco na aplicação das melhores práticas para solução de problemas”, “Capacidade de relacionamento e trabalho em equipe”, etc.etc..

Alguns chegam a sugerir que você acesse o site da Empresa que você disputa uma vaga e utilize palavras e frases associadas à Missão, Visão e Objetivos estratégicos mostrados ali, de forma que você demonstre alinhamento com o estilo de gestão da Empresa e aumente suas chances de ser contratado.

O resultado disso é um número surpreendente de Currículos muito parecidos e que se misturam em frases de efeito e de informações “maquiadas” para causar uma boa impressão.

Não se iluda. A maioria dos profissionais de Recrutamento e Seleção está preparado para identificar estes artifícios e essas expressões que viraram jargões dos candidatos em busca de sua oportunidade.

E, vamos combinar, mesmo que você conseguisse impressionar no processo seletivo e conseguisse a tão sonhada vaga, se você não possui de fato aquelas Competências, em pouco tempo sua avaliação poderá ser implacável e o sonho se transforme em uma triste realidade de nova busca por nova oportunidade.

 

Vamos encarar a realidade: o seu grande desafio é de fato mostrar o seu diferencial diante de uma multidão de currículos muito parecidos. É preciso encontrar uma forma eficaz de se destacar já na apresentação de suas qualificações para a vaga que você está disputando.

 

Por isso, em primeiro lugar, seja sempre autêntico, verdadeiro em relação ao que você tem de Competências ou não. É preferível demonstrar que sabe e conhece os seus pontos fracos que precisa desenvolver do que tentar fazer uma cortina de fumaça sobre suas possíveis deficiências.

Segundo: procure apresentar suas Competências e seu Potencial a partir de algum instrumento mais isento que sua impressão sobre você mesmo. Ao se deparar com algum instrumento de Avaliação ou Mapeamento de Competências ou Habilidades Profissionais, o profissional do Recrutamento vai se deparar, efetivamente, com algo diferente e vai se deter mais na análise de seus dados.

Além disso, o profissional responsável pelo recrutamento vai perceber o seu investimento em demonstrar de forma mais profissional, técnica e, dependendo do instrumento, científica o seu Perfil de Competências ou o seu Potencial.

Você pode estar pensando: “Mas pode ser que o recrutador veja que os pontos importantes para aquela vaga são exatamente os meus pontos fracos e vou perder a vaga…” Se essa é a sua preocupação, pense que talvez seja melhor você ir buscar uma vaga que tenha mais correlação com o seu Perfil e onde você possa aproveitar os seus Pontos Fortes do que você “tentar” trabalhar em um lugar ou função que não tem o seu Perfil. Uma de nossas metas é buscar colocar “o profissional certo, no lugar certo e no momento certo”.

Por outro lado, se isso acontecer e essa seja uma Função ou vaga que você realmente pretende para sua carreira, talvez seja importante considerar a necessidade de desenvolver aquelas Competências que são seus Pontos Fracos e estar apto a assumir esta Função mais à frente.

Principalmente se você ainda não tem muita experiência profissional anterior, no caso do Estágio ou do Primeiro Emprego, para demonstrar suas possibilidades de agregar ao futuro trabalho, é preciso demonstrar seu potencial através destes instrumentos que hoje estão mais disponíveis e acessíveis. Muitos deles têm um caráter preditivo do seu comportamento no ambiente de trabalho oferecendo ao contratante uma informação bastante confiável do que pode esperar ao contratar você.

Explorar bem estas informações no seu currículo, fará toda a diferença para destacar você em um processo seletivo. Prepare-se desde a elaboração de seu currículo para mostrar seu diferencial.

 

TRANSFORME.CE em um candidato diferenciado!

 

 

 

Sem Comentários

Postar uma Resposta