4 Dicas para Você Conseguir um Estágio ou Primeiro Emprego.

Relacionamentos Interpessoais.

4 Dicas para Você Conseguir um Estágio ou Primeiro Emprego.

A maioria das pessoas que estão em busca de um Estágio ou seu Primeiro Emprego e nos procuram pedindo ajuda enfrentam o mesmo desafio: precisam mostrar seu potencial, seu diferencial e os motivos pelos quais devem ser contratados por seus empregadores sem ter experiência profissional anterior que possa recomendá-los.

 

 

Nossa experiência neste tipo de orientação profissional para quem está começando uma carreira revelou algumas dicas importantes que você deve observar.

 

Veja quais são as dicas que o DR COMPETÊNCIA tem para você que está procurando um Estágio ou seu Primeiro Emprego:

 

  1. Avalie a qualidade de seu Currículo

A necessidade de se fazer um Currículo curto, de no máximo 2 páginas, faz com que a qualidade das informações fique comprometida. Além disso, alguns modelos de Currículo e certas expressões passaram a ser tão padronizadas que acabam tornando a maioria dos currículos muito parecidos.

Dedique tempo para avaliar seu Currículo e veja se ele contém as informações que traduzem seu potencial, sua formação e seus interesses. Se for necessário e possível, contrate alguém especializado para orienta-lo. No mínimo, peça a alguém fora do seu círculo familiar ou social mais próximo para avaliar o seu Currículo e lhe dar um feedback sobre ele: aparência, informações, clareza, etc.. É muito mais fácil para uma outra pessoa avaliar esses pontos do que você mesmo ou alguém que conheça você profundamente.

Lembre-se: seu Currículo precisa chamar a atenção e se destacar dentre centenas de outros Currículos muito parecidos. Entretanto, sempre seja verdadeiro. Costumamos dizer que uma imagem construída artificialmente tem vida curta e vida longa no mundo corporativo. Vida Curta porque é revelada pouco tempo depois que você foi contratado. Vida Longa porque vai acompanhar você como um estigma nas indicações e lembranças de sua passagem por aquela empresa.

 

  1. Utilize as redes sociais em benefício da sua contratação

Esta é uma realidade atual: pesquisas revelam que 85% dos recrutadores consultam os perfis dos candidatos nas redes sociais.

Evidentemente, não estamos sugerindo maquiar ou criar perfis falsos, mas é preciso que você pense na necessidade de adequar estes Perfis aos seus objetivos profissionais atuais.

Comece por rever perfis antigos. Muitas vezes deixamos informações que já não são tão relevantes ou coerentes com a nossa realidade atual. Reveja as configurações de Privacidade em mídias sociais, sites sociais ou grupos de discussão. Muito se tem discutido sobre a linha que divide a fronteira entre a vida pessoal e a vida profissional nas redes sociais. Se é válido ou não, ético ou não, o fato indiscutível é que os recrutadores consultam os perfis dos candidatos e vão tomar decisões também baseadas nestas percepções.

Talvez ninguém tenha nada com isso sobre o que você faz na sua vida pessoal e o tipo de assunto que você compartilha, mas pela própria lógica das redes sociais, o recrutador também se acha no direito de colher informações sobre você para contrata-lo.

Nossa dica está mais voltada para dois pontos: primeiro você saber que seu perfil vai ser avaliado nos processos de seleção e você deve escolher qual perfil quer manter nas redes. Segundo é como usar este recurso a seu favor.

Coloque algum foco na sua carreira ao entrar nas redes sociais. Mantenha uma disciplina de visitar endereços e links mais voltados para sua área de atuação, assuntos de seu interesse profissional ou mesmo Empresas que você julga relevantes na sua carreira. Compartilhe assuntos e notícias relevantes sobre o seu ramo de atividade. Isso ajuda a mostrar que você está informado e é dinâmico. Com o crescimento dos recursos de análise de dados (BIG DATA) há maiores possibilidades de rastreamento e identificação do seu nome como um bom candidato.  Além disso, é uma ótima chance de atualização profissional. Passa credibilidade e demonstra que você é antenado e tem interesse na carreira.

 

  1. Garanta que seus recursos de tecnologia móvel estejam trabalhando para você

Usar a seu favor e melhorar sua vida é um dos objetivos dos avanços científicos tecnológicos.

Garanta que seu smartphone esteja atualizado, com seus e-mails cadastrados e disponíveis. Ter uma cópia de seu currículo em seu celular pode ajudar a aproveitar uma oportunidade criada ao conhecer alguém ou receber uma indicação repentina. Ter um link disponível ou um QR Code, por exemplo, com acesso ao seu Perfil de Competências Profissionais, como as Soluções Transforme.ce, vai facilitar que sua resposta seja rápida para um convite ou que você possa disponibilizar informações que podem fazer a diferença, não apenas em termos de tempo, mas da demonstração de pro-atividade e de preparo na busca de seu emprego ou estágio.

 

  1. Invista em um meio de mostrar seu Potencial

Se você está em busca de um Estágio ou do seu Primeiro Emprego, precisa mostrar seu potencial profissional, mesmo sem experiência anterior.

Existem algumas soluções atualmente que disponibilizam Perfis de Competência Profissional que podem predizer de forma científica e objetiva seu potencial sobre Competências que você apresentará no ambiente de trabalho. Como você provavelmente se comportará em termos de:

  • Planejamento e Organização
  • Trabalho em Equipe
  • Orientação para Qualidade
  • Motivação
  • Capacidade de Análise e Resolução de Problemas

Essas são as verdadeiras informações que os recrutadores querem dos candidatos e nem sempre conseguem ter. Se você apresenta um Perfil destes você parte na frente.

Investir em uma ferramenta como esta vai ajudar você a diferenciar seu currículo e o seu potencial para o recrutador em meio a uma multidão de currículos muito semelhantes.

 

TRANSFORME.CE em um candidato diferenciado!

 

 

 

Sem Comentários

Postar uma Resposta